Projetos

2011 – 2013

O Vale do Paraíba no século XIX e nas primeiras décadas da República.

Coordenador: Ricardo Salles.

Descrição: Tem como objetivo principal fomentar a realização de pesquisas integradas sobre o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro. Sediado no Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o projeto será realizado por um grupo de jovens pesquisadores que também congrega profissionais da área de pesquisa da Fundação Casa Rui Barbosa e do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). As atividades de pesquisa serão realizadas através de duas dimensões de investigação: a integração dos estudos econômicos, políticos e sociais sobre o século XIX; a incorporação dos estudos sobre o início da Republica (c. 1889-c. 1910), notadamente sobre política e pós-abolição, às análises realizadas sobre o período imperial. Para alcançar tais objetivos, pretende-se levantar e tornar disponíveis acervos documentais históricos e de bens culturais que sirvam de base para os estudos sobre o século XIX e inicio do século XX na região do Médio Vale do Paraíba (instituindo o Arquivo Municipal de Piraí como piloto), realizar seminários e publicar textos que consolidem as atividades do grupo. Com isso, pretende-se constituir uma infraestrutura de conhecimento histórico, cultural e patrimonial na região do Médio Vale do Paraíba, fundamental não apenas para as pesquisas, mas também para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental, cultural e turístico da região.

Fomento: Programa de Apoio a Grupos Emergentes –Pronem/Faperj.

2014 – 2016

Laboratório de Pesquisa Histórica a Distância/CEDERJ: Piraí e o Vale do Paraíba no longo século XIX.

Coordenador: Ricardo Salles.

Descrição: Tem como objetivo principal fomentar a realização de pesquisas integradas sobre o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro envolvendo alunos, tutores e professores do curso de Licenciatura em História da UNIRIO no âmbito do consórcio Cederj. Sediado no Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o presente projeto terá como centro irradiador o Arquivo Histórico Municipal de Piraí e o Polo UAB/Cederj de Piraí. As atividades de pesquisa serão realizadas através de duas dimensões: a) Digitalização e disponibilização de fontes históricas do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Piraí à investigação; b) fomento a pesquisas históricas a partir do material digitalizado nos trabalhos de conclusão de curso I, trabalhos de conclusão de curso II e bolsas de Iniciação Científica dos alunos do Polo de Piraí, Resende, Miguel Pereira e Duque de Caxias, bem como de tutores e professores. Para alcançar tais objetivos, pretende-se levantar e tornar disponíveis acervos documentais históricos e de bens culturais que sirvam de base para os estudos sobre o século XIX e inicio do século XX na região do Médio Vale do Paraíba (instituindo o Arquivo Municipal de Piraí como polo irradiador), realizar seminários e publicar textos que consolidem as atividades desenvolvidas.

Fomento: Faperj.

2012 – 

O Vale do Paraíba em fontes primárias:  pesquisa, ensino e extensão.

Coordenadores: Anderson Oliveira, Mariana Muaze e Ricardo Salles.

Descrição: Este projeto funciona de forma colaborativa e relacional a partir de três sub-projetos, são eles: O Vale do Paraíba em fontes primárias: história e documentação histórica no Arquivo Municipal de Piraí, coordenadado por Mariana Muaze, O Vale do Paraíba em fontes primárias: a freguesia de Santana do Piraí no longo século XIX, coordenado por Ricardo Salles, e O Vale do Paraíba em fontes primárias: história e documentação no CMPD-Cantagalo, coordenado por Anderson Oliveira. O foco está na interface entre história, arquivos e patrimônio histórico. Seus objetivos principais são inserir os alunos do curso de graduação em História EAD da UNIRIO em atividades de catalogação, preservação e análise de documentos históricos provenientes de acervos locais onde seus polos estão localizados. Assim, pretende-se fomentar pesquisas acadêmicas sobre a região do Vale do Paraíba do Sul através da disponibilização documental e da maior integração entre os alunos, professores, tutores do curso EAD e as comunidades locais.

Fomento: Cead/ Unirio. Edital Território & Trabalho.

2018 –

Segunda Escravidão, História e memória no Vale do Paraíba Fluminense no século XIX.

Coordenadora: Mariana Muaze

Descrição: Entre os anos de 1820 e 1860, em meio a expansão material da economia mundial sob o viés capitalista, o vale do Paraíba Fluminense se projetou mundialmente como a principal região exportadora de café. Este processo só foi possível através do tráfico ilegal de africanos que abasteceu as plantations cafeeiras de mão de obra escrava e permitiu uma grande concentração de riqueza nas mãos de grandes e mega proprietários. A partir de então, um complexo de “mundos da fazenda” foram constituídos apresentando diversas hierarquias e relações de poder – entre senhores, escravos, homens livres e pobres, forros, comerciantes, etc – que serão investigadas nesta pesquisa. O poder político local, as redes de relações com a política da Corte e o forte poderio econômico em ascensão se traduziu num momento de grandeza para os membros da classe senhorial e para o próprio Império. Como consequência, foram construídos novas sedes de fazendas e sobrados urbanos ostentando um novo habitus social embasado nas noções de expansão da civilização, entendida na ótica comportamental europeizada, e manutenção da ordem escravista. Esse projeto, portanto, pretende fomentar os estudos históricos sobre o Vale do Paraíba, principalmente no século XIX, investindo não só na pesquisa e na melhoria da infraestrutura de importante arquivo histórico local e particulares da região, mas também na consolidação de uma história pública que melhor qualifique o conhecimento histórico na academia e também no âmbito cultural e turístico.

Fomento: CNPq/ edital Universal.